• Sobre
  • Podcast
  • Cursos

Perfeitamente Independente

  • Sobre
  • Podcast
  • Cursos
08 abr 2019
Planejamento de vida

Episódio 2 – Como se tornar incrivelmente bem-sucedida

🎧 Ouça o podcast na sua plataforma favorita: Spotify | iTunes | Soundcloud | Deezer | Google Podcasts


Talvez você também tenha percebido que a nossa definição de sucesso é bem diferente do que era na época dos nossos pais e avós e que, naquela época, a perspectiva de vida era bem diferente do que é agora, não é?

Só pra você ter uma ideia, eles tinham uma meta de vida que era conseguir um bom emprego, se casar, ter de 2 a 3 filhos, comprar a casa própria e ver os netos crescendo. 

Mas tenho percebido cada vez mais que a palavra “sucesso” ganhou, para nós, um significado diferente, que envolve liberdade e autonomia. Nossa busca é por uma vida com liberdade de horário, liberdade financeira e liberdade de localização, uma vida que permita menos preocupação com contas e prazos definidos e nos dê autonomia para criar a vida que sonhamos.

Então, pra que você entenda melhor essas diferenças e tenha mais clareza do que é sucesso pra você, separei aqui nesse post 4 formas de pensar a respeito de sucesso, e alguns exercícios de identificação pra você se tornar uma garota incrivelmente bem-sucedida.

Boa leitura! 💖

Como a liberdade influencia no padrão de sucesso da nossa geração?

Ok! Já sabemos que nossa geração está em busca de algo bem diferente do que a geração passada, mas, você deve estar se perguntando, por que isso acontece?

Tudo isso começou quando começamos a nos questionar o que significa felicidade pra gente. Passamos a perceber que aquela fórmula pré-definida pela sociedade já não se encaixava mais para o que queríamos pra nós e, a partir daí, começamos a pensar o que nos faria realmente felizes.

Algumas pessoas encontram a felicidade em poder viajar, ter mais flexibilidade na agenda, ter liberdade financeira e de escolhas; já outras procuram um trabalho que lhe dê mais satisfação, que estimule sua criatividade. 

É muito incrível saber como nós somos seres humanos diferentes! Todos temos sua própria ideia de liberdade. Cada qual tem sua forma de ver e enxergar sua vida, definindo, assim, o seu tipo de sucesso. Então, como podemos esperar que um mesmo template ou uma mesma fórmula caiba na vida de todo mundo? Isso é impossível!!!

Por isso, esse questionamento por mais liberdade e felicidade faz a gente pensar sobre qual caminho queremos criar. Você já se questionou sobre isso?

A insatisfação me levou a agir

Eu trabalhei por alguns anos em numa empresa, com cargo CLT, e eu gostava muito do que fazia lá. Só que, com o passar do tempo, fui percebendo que lá no fundo, lá no meu interior, eu tinha uma sensação enorme de vazio, uma sensação de tristeza que era muito constante. 

Chorava muitas vezes, acordava angustiava e me sentia mal, porque eu olhava ao meu redor e as pessoas estavam indo normalmente ao trabalho, sem reclamar, e eu pensava “Por que comigo tinha que ser diferente? Por que que eu tinha que fazer um drama sobre isso?”. Eu comecei a pensar que tinha algo de errado comigo!

Conto mais sobre isso nesse post no meu Instagram 👇

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fran • Planejamento de vida (@perfeitamenteindependente) em 13 de Abr, 2020 às 4:00 PDT

E, depois de muito me questionar, eu percebi que isso tudo estava acontecendo porque eu estava no caminho errado. Todas aquelas emoções negativas, toda aquela tristeza estavam me mostrando que o caminho que eu precisava trilhar não era aquele…

Aí eu aprendi que dentro de cada um de nós tem uma espécie de GPS interno, que eu gosto de chamar de intuição. Essa intuição nos ajuda a tomar decisões o tempo todo. 

Ela me ajudou a entender que eu precisava de uma nova rota pra minha vida, ou seja, encontrar o meu propósito. Mas, ir em direção a este propósito não seria nada fácil. 

Crítica versus intuição

A nossa mente é um pouco malvada as vezes, sabia? Ela fala muitas coisas pesadas com a gente e nos critica o tempo todo. Nunca nada está bom e não fazemos nada certo! Costumo brincar que se nós falássemos com nossas amigas da mesma forma que nossa mente fala conosco ninguém ia querer ser nosso amigo. Maldade, né?

Já a nossa intuição não fala assim com a gente. Ela tem sempre um toque de gentileza e amor e existe pra nos orientar e nos colocar no caminho certo. 

Ela é tão boa que, quando eu tenho que me orientar pra saber o que fazer, ou quando preciso tomar uma decisão importante, eu medito e entro em contato com ela e, como num passe de mágica, a resposta certa vem à tona (é assustadoramente lindo rs). 

Desde que comecei a dar mais ouvidos à minha intuição, eu comecei a ver grandes mudanças na minha vida. Daí pra frente, ela começou a me desafiar a fazer coisas inimagináveis e, a partir destes desafios, comecei a ter resultados realmente incríveis! Tente e me conte depois como foi 😊

O jogo dos erros e acertos

A partir do momento que eu passei a ouvir minha intuição, desenvolvi em mim uma capacidade de realização que eu nunca tinha visto. Saí do meu emprego e comecei a trabalhar pra mim mesma. Nossa, que diferença!

Eu passava noites em claro pensando na ideia que tinha, que ela poderia dar ou muito certo ou muito errado, mas, sentia uma animação imensa, porque sabia que estava no caminho certo dessa vez. 

Eu mesma fui descobrindo como as coisas iriam dar certo pra mim. E, embora não tenha sido uma linha reta, tenho muito orgulho da vida que construí. 

Tentando ficar boa em tomar decisões 😂

Sempre ouvi da minha família que tal coisa não era pra mim, que nunca teríamos condições pra ter isso, ou que era pra tirar tal coisa da minha cabeça… e eu pensava, “Mas porque eu também não posso ter isso?”. E, ao longo da vida, eu sempre dei um jeito de fazer as coisas que eu queria acontecerem. 

Hoje eu estou em uma posição que eu literalmente zerei todos os meus sonhos de adolescente. Eu tenho a minha casa, um relacionamento incrível, amo minha família, consegui criar um negócio próspero, tenho meu próprio escritório e sou muito grata pela prosperidade financeira que eu tenho. E, por causa dessa prosperidade, eu tenho a capacidade de investir em mim com frequência, seja investindo em uma professora particular de inglês, fazendo cursos de aprimoramento, me certificando em áreas que me interessam, doando tempo e dinheiro pra causas que eu acredito, entre muitas outras coisas.

E, pra mim, tudo isso me tornou bem-sucedida. Eu consegui vencer todas as barreiras da minha origem, aquelas que diziam que eu tinha que me contentar com o que eu tinha e com a vida do jeito que ela era. E, para isso, eu tive que enfrentar meus medos, minhas crenças e sair de uma vez por todas da minha zona de conforto. 

Você está disposta a fazer o que for necessário pra chegar no seu sucesso?

Escolhendo uma rota

Ao chegar neste ponto, você pode estar pensando que ainda não está no lugar ou da forma que gostaria de estar, mas, ao invés de você ficar pensando no lugar que você está, você deveria pensar no que você está fazendo pra sair daí. Mas, para isso, você precisa escolher um lugar para ir. Não tem como sair de um lugar sem saber pra onde quer ir, concorda?

“Mas Fran, eu não sei pra onde eu quero ir, eu não sei o que eu quero fazer com a minha vida…”

A única regra que você tem que seguir é escolher alguma coisa e ir atrás… A gente tem essa concepção de que temos que ter o plano perfeito antes de agir, de que precisamos ter tudo resolvido pra, aí sim, tomar uma atitude. Só que, nesse tempo de espera, podem se passar semanas, meses e anos, que você está desperdiçando simplesmente por ficar adiando uma decisão.

Veja um plano de ação na prática:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fran • Planejamento de vida (@perfeitamenteindependente) em 24 de Jan, 2020 às 3:37 PST

Algumas pessoas acabam adiando as coisas por medo de errar. Elas têm medo de agir e, quando chegarem lá, perceberem que não é pra elas ou não é o que elas queriam… E aí vão ter que assumir pra todo mundo que tentaram e não conseguiram e, por isso, “fracassaram”. 

Primeiro, se você tentou e não conseguiu isso não significa que você fracassou. Isso só quer dizer que daquele jeito que você tentou não deu certo, mas você pode tentar de outras formas de novo, de novo e de novo…

Segundo, uma história não se resume apenas ao que deu certo. Eu mesma, quando venho contar aqui os motivos pelos quais eu me tornei extremamente bem-sucedida, você só está ouvindo o que deu certo. Você só está ouvindo 10% da história. Porque os outros 90% incluem lágrimas, desafios, decepções, mudanças de hábitos, desconforto e muito crescimento pessoal. 

Pra uma coisa dar certo pra mim, eu tive que tentar fazer de 5 a 10 coisas diferentes, eu tive que corrigir a minha rota várias e várias vezes. Eu só não quero que você abandone essa sua visão por medo, insegurança ou por achar que não é pra pessoas como você.

Bora melhorar essa mentalidade e seguir uma rota? 

Dica extra: Persista!

Você não precisa esperar alguém te entregar sua coroa e dizer: “Agora sim você está pronta”. Você é quem decide o que quer, e vai atrás disso. E, se tiver que tropeçar, chorar, ficar decepcionada no meio caminho, tudo bem!, isso acontece com todo mundo e é mais do que normal. Mas lembre-se que você sempre poderá se levantar, corrigir sua rota e tentar de novo, até o dia que você irá se tornar tão bem-sucedida que nem você mesma vai acreditar!

📝 Exercício

Agora é com você! Responda a essas perguntar para estar alguns passos mais próxima de sua vida dos sonhos.

1 | Se você se tornasse uma pessoa extremamente bem-sucedida a partir de hoje, o que seria diferente na sua vida?

2 | O que está te atrapalhando de dar um passo em direção a essa vida bem-sucedida?

3 | Quem você seria ou como se comportaria se já tivesse a vida que tanto deseja?


🌹 Curte o podcast?

Vou amar saber quais foram os insights e aprendizados que você teve ouvindo este episódio. Compartilhe no seu Stories e me marque @perfeitamenteindependente para que eu possa ver e curtir!

TAGS:garota independentesonhosSucesso
Compartilhar

Veja também

Episódio 4 – Ter oportunidades ou criar oportunidades?

29 de abril de 2019

Episódio 5 – Porque você precisa ter um diário

16 de maio de 2019

Episódio 8 – Por que é tão importante ter metas impossíveis?

29 de agosto de 2019

Episódio 1: Começando sua vida independente com o pé direito

29 de março de 2019
Post anterior
Episódio 1: Começando sua vida independente com o pé direito
Próximo post
Episódio 3 – Protegendo sua energia
  • Home
  • Sobre
  • Contato

2020 © Perfeitamente Independente Tema por Pix & Hue.
Customizado por AFC Web ♥ Design